domingo, 8 de abril de 2007

"Pro dia nascer feliz"

Durante uma sessão de cinema, nos trailers, um filme chamou atenção. Achei super interessante o tema abordado e a forma como o diretor, João Jardim, resolveu mostrar a adolescência. Fase do desenvolvimento humano caracterizado por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos.
É neste contexto de alterações e de interpretações ao nível do intelecto que o filme "Pro dia nascer feliz", pelo que observei, terá uma forma mais documental, vai tratar dos pensamentos de jovens entre 14 e 17 anos e mostrar vários questionamentos onde os próprios vão respondendo a longo da trama. Educação, família, violência urbana, impunidade, maioridade penal, são alguns dos temas que o filme traz para a compreensão durante as histórias contadas pelos próprios jovens.
O filme pode ser interessante por desvendar os mistérios que ainda pairam sobre essa fase tão conturbada que é a adolescência e os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Agora é esperar pelo filme e observar o contexto em que estivemos, estamos e estaremos inserido.

Nenhum comentário: