quarta-feira, 11 de abril de 2007

Movimente-se

Mais do que nunca se tornou importante o exercício físico entre jovens. Não só pela questão estética mas, também, pela saúde! Com a modificação alimentar nas últimas décadas (fast foods, hamburgueres e muito, muito refrigerante) a obesidade e as doenças associadas (colesterol alto, problemas cardíacos e respiratórios, pressão alta) passaram a encontrar portadores cada vez mais novos.
O que fazer? Os pais devem observar as aptidões dos filhos e incentivar a atividade física. Além de melhorar a saúde, o esporte traz outros benefícios como relaxamento, disciplina, oxigenação do cérebro, etc. Quanto mais cedo começar mais gosto o jovem terá pelo esporte.
Confira algumas dicas:
COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO

  • Para garantir a elaboração de lanches nutritivos, deve-se assegurar que cada lanche contenha pelo menos 1 porção de cada grupo de alimentos: carboidratos (pães, de preferência integrais ou ricos em fibras, bolachas simples, torradas, cereais, massas simples); Proteínas (leite, iogurte, coalhada, queijo, ovo, presunto magro, peito de peru, carne de boi magra, peixe ou frango); Reguladores (frutas, sucos naturais, vegetais)
  • Reduzir as gorduras saturadas e o colesterol. Para tanto, basta dar preferência às carnes magras, remover as gorduras das carnes gordurosas antes de prepara-las ou comê-las, consumir leite e derivados desnatados ou reduzidos em gorduras;
  • Evitar as refeições freqüentes em fast foods.

Mais informações: http://www.rgnutri.com.br/sqv/adolescentes/dna.shtml

Nenhum comentário: