domingo, 15 de abril de 2007

Colé!!!

"E aí, véi", "Colé, man", "Beleza!", "Sóóó...". Essas são algumas das muitas gírias que escutamos diariamente. Utilizar gíria é muito mais que falar. É uma forma de identificação. O negócio é tão sério que diferentes tribos falam gírias específicas. Surfistas, punks, rippies...entre outros possuem marcas próprias.
Acredito que bem dosado, o falar gírias não tenha problema, mas o que se vê atualmente é uma substituição total das palavras catalogadas nos dicionários por neologismos descolados. Quem nunca se deparou com dois adolescentes conversando e não conseguir entender sobre o quê falavam?
Falar gírias é algo tão sério, que algumas se tornam até características da cidade, do Estado. Aqui na Bahia encontramos várias. Ao invés de falar "olhe para isso!" se fala "Ó pai ó"". Até nome de filme já virou. "Ave Maria" virou "Vixe Maria", "Mais ou menos" agora pode ser dito "marrom menos" e por aí vai.
A gíria é sinônimo de coloquial, dá um toque de intimidade no falar. Mas, principalmente os jovens, devem tomar cuidado com o excesso. Pois levar isso para a vida adulta não é muito legal. A solução? Ler bastante!!!

Para quem tiver interesse em conhecer as muitas gírias do nosso Estado, entre e divirta-se!! Mas lembre-se, se for falar que seja com parcimônia!!!
http://www.mundodasgirias.hpg.ig.com.br/paginagiriasbahia.htm

Nenhum comentário: