sábado, 7 de abril de 2007

Olha a gravidez!!

Com a chegada da adolescência, diversas descobertas chegam junto. A sexualidade é uma delas. Os adolescentes estão cada vez mais cedo deixando sua condição de aprendizes da realidade para, também, serem professores. O que ocorre? Se tornam pais e mães antes da hora e acabam "crescendo" juntamente com seus filhos.
Aqui na Bahia mais de 30% das crianças que nascem são de mães adolescentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de um milhão de adolescentes ficam grávidas anualmente no Brasil.
O que pode ser feito para que esse número pare de crescer? O governo federal e estadual promovem projetos de combate à gravidez na adolescência. A informação sobre o uso de meios contraceptivos estão em todos os veículos de comunicação. Então, por que que esse número é tão grande?

Alguns programas de apoio a mães adolescentes:

Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP)http://www.cecup.org.br
Prevenção de DST/Aids junto a educadores e jovens da periferia.
Endereço: Rua Capelinha do Tororó, 01 - Salvador - BA.
Tel: (71) 321-2604 / 322-0412. E-mail: cecup@cecup.org.br

CRIAhttp://www.criando.org.br
Tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos de atenção à saúde e educação do adolescente. Desenvolve projetos voltados a institucionalização de programas educativos de cidadania, em parceria com redes públicas de educação e saúde. Endereço: Rua Gregório de Mattos nº21, Pelourinho - Salvador - BA.
Tel: (71) 322-1334 . Fax: (71) 322-1334 . E-mail: cria@criando.org.br

Fundação Odebrechthttp://www.fundacaoodebrecht.org.br
Inventário de materiais educativos sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Endereço: Av. Luiz Viana, 2.841 - Ed. Odebrecht - Paralela - Salvador - BA.
Tel: (71) 3206-1752. E-mail: fundação@adb.com.br

Liceu de Artes e Ofícios da Bahiahttp://www.liceu.org.br
Produz vídeos sobre sexualidade
Endereço: Rua Guedes de Brito, 14. - Salvador - BA. Tel: (71) 321-9159.

Nenhum comentário: